Governo de Criciúma planeja instalar estações meteorológicas para monitoramento de dados

O Governo de Criciúma deve adquirir estações meteorológicas dedicadas a coleta de dados para eventos climáticos. O diretor da Defesa Civil, Fred Gomes, e o Tiago Ferro Pavan, secretário de Governança, já estiveram reunidos para tratar do assunto, porém, neste momento está em fase de estudos. 

“Esta ação está no planejamento dos 100 primeiros dias de governo. As estações meteorológicas conseguem trazer em tempo real quanto choveu em uma determinada localidade, dependendo do equipamento. Ainda pode ter a aquisição de um radar, assim teremos mais assertividade na previsão do tempo”, explica Gomes. 

O diretor da Defesa Civil ressalta que os pilares do órgão é Prevenção, Mitigação, Preparação, Resposta e Recuperação, com isso, as estações ajudariam a instituição na prevenção. “O Canal Criciúma é uma obra que prova que a municipalidade está atenta na prevenção, pois é uma obra difícil, complexa e durante temporais e fortes chuvas ajuda e muito os moradores de Criciúma”, comenta. 

Gomes ainda observa que o radar pode ajudar toda a região carbonífera. “Vai fazer uma diferença para Criciúma? Sim, óbvio, mas vamos conseguir ajudar e alertar toda uma região sobre chuva e sobre possíveis problemas. Não temos nada definido, mas estamos estudando e podemos, sim, ter alguma novidade nos próximos meses”, pontua.

Fonte: Portal Engeplus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *